Seguidores e Seguidos!!!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Cabelos - Segredos do tingimento


As colorações fazem parte da vida das mulheres e de muitos homens também. Seja apenas para cobrir fios brancos ou dar uma repaginada total no visual, difícil encontrar uma adulta que não se submeta a alguma técnica de mudança de cor dos cabelos. Mas, apesar de popular, o ato de tingir as madeixas ainda rende algumas dúvidas sobre como a tintura age de fato nos fios.

A cabeleireira Gina Galvão, do salão Studio Z, que fica em Brasília, na 309 Sul, esclarece a seguir questões ligadas ao tema.

Tintura causa queda?
A tintura não causa queda porque a tinta atinge a parte visível do cabelo, ou seja, a fibra capilar. A causa pode ser por disfunção hormonal ou emocional.

Não é preciso respeitar o tempo de pausa da coloração?
O tempo que o produto tem que ficar no cabelo é indicado pelo produto, que na maioria é de 45 minutos. Não adianta deixar mais tempo, porque não vai mudar a cor e nem fixar mais.

As colorações danificam o cabelo?
Todo processo químico agride um pouco o cabelo, mas o que mais determina isso é da frequência que você pinta o cabelo e o tempo de pausa entre uma coloração e outra. O indicado é seguir o que o seu profissional propuser, pois ele sabe sobre a saúde do seu cabelo. Uma boa dica é sempre hidratar os fios após as colorações, repondo assim os nutrientes perdidos durante o processo.

Não é permitido fazer coloração mais outro tipo de química no mesmo dia?
Não é bom, porque os produtos usados podem não ter compatibilidade e agredir os fios. O ideal é dar uma pausa de no mínimo 15 dias para realizar outro procedimento.

Pode-se guardar o produto depois de misturado?
Nunca. A mistura não pode ser guardada, por isso o ideal é preparar apenas o suficiente para cobrir os fios. O que sobrar deve ser jogado fora.

Posso usar o produto em outras partes do corpo?
Os produtos destinados para pinturas capilares são exclusivamente destinadas à coloração dos fios do couro cabeludo e não deve usar em mucosas e nem em outros fios, como a sobrancelha, o que poderia resultar em reações alérgicas.

Basta enxaguar o cabelo depois da coloração, não precisando lavá-lo de fato?
É bom lavar para se certificar que não restarão resíduos. Isso inclui xampu, condicionador e, se for o caso, o creme restaurador que acompanha o produto. Porém existem tintas especiais que não necessitam lavagem.

A tintura pode causar caspa?
Depende da sensibilidade do couro cabeludo, porque o produto pode agredir e causar uma descamação.

Crianças não podem tingir o cabelo?
Antes dos dez anos não é indicado. E, ainda assim, a pintura dever ser feita em um salão de beleza com cabeleireiros profissionais e com uso de uma tintura mais suave, que não tem amônia e nem água oxigenada. O ideal é que não utilize o produto com muita frequência.


Da Latta Serviços Editoriais
Especial para o Terra