Seguidores e Seguidos!!!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Cabelos - Tipos de cabelo: descubra qual é o seu e como deixá-lo ainda mais bonito


Qual é o seu tipo de cabelo? Muitas vezes, temos a preocupação de comprar bons cosméticos capilares, mas não combinamos suas propriedades com o que os fios realmente precisam. Muito além de uma haste flexível composta por escamas, cutículas, córtex e medula, o cabelo pode tomar diferentes formas, variadas cores e texturas pelas mãos de quem sabe trabalhar. “Além de emoldurarem o rosto, os cabelos podem sinalizar a forma de encarar a vida”, afirma o cabeleireiro Silvio Amaral.

A dica que Sílvio dá para compor um look é analisar o tipo de cabelo e como ficará o resultado final. Isso ajuda na hora de decidir o que fazer e quais finalizadores usar para chegar ao resultado esperado. "Para cada tipo de cabelo existe um tratamento específico. Lisos, cacheados, crespos, loiros, ruivos ou em qualquer outra forma e cor que a criatividade permitir, todos os cabelos devem receber o tratamento ideal para que fiquem belos e que os torna sedosos e brilhantes".
Sílvio listou as características de cada tipo de cabelo e deu algumas dicas de como cuidar de cada um:

Cabelos oleosos

Não apresentam muito volume e têm um aspecto pesado e gorduroso devido à produção excessiva das glândulas sebáceas. Especto também pode ser causado por processos e produtos inadequados, como o uso de água muito quente e o ato de passar as mãos muitas vezes nos fios. Para amenizar este problema, use xampus indicados para limpeza do couro cabeludo. Nunca use água quente e não aplique condicionador próximo à raiz. Evite calor excessivo, principalmente próximo à raiz, e use secador na velocidade média.

Cabelos secos

São mais volumosos, com um aspecto  áspero, e não têm muito movimento. Devido ao funcionamento incorreto das glândulas sebáceas, possui pouco brilho e, às vezes, os fios acabam quebrando com mais facilidade por causa do alto índice de ressecamento. As escamas são vulneráveis aos agentes externos, o que faz com que este tipo de cabelo perca hidratação e pigmentação com mais facilidade. Intercale o condicionador com máscaras de ação instantânea de 2 a 3 vezes por semana, e faça tratamentos frequentes no salão. Prefira produtos com ativos ultra-hidratantes, como a manteiga de karité, silicones, entre outros.

Cabelos mistos

São os mais comuns. Geralmente são oleosos na raiz e mais ressecados ao longo do fio. Evite vento quente próximo à raiz e use xampus para raiz oleosa. Para compensar o efeito desses produtos, use máscaras nas pontas, intercalando com condicionador e leave-in, sempre.

Cabelos normais

Têm aspecto brilhante, sedoso e macio, e dificilmente apresentam problemas de oleosidade ou ressecamento. É um tipo de cabelo que tem produção equilibrada das glândulas sebáceas, mantendo, assim, melhor hidratação dos fios. São fáceis de manter devido ao brilho e volume adequado que possuem. Faça tratamentos, e use produtos de acordo com a necessidade dos fios em cada estação do ano.