Seguidores e Seguidos!!!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Pele - Como previnir o câncer de pele


O câncer da pele atinge principalmente as pessoas de pele mais clara, que se queimam com facilidade e nunca se bronzeiam ou se bronzeiam com muita dificuldade. Cerca de 90% das lesões localizam-se nas áreas da pele que ficam muita expostas ao sol, o que mostra a importância da exposição solar para o surgimento do tumor. A proteção solar é, portanto, um dos principais cuidados das doenças de câncer.


Como fazer para evitar o câncer da pele:
A exposição longa e repetida da pele ao sol causa o envelhecimento cutâneo além de predispor a pele ao surgimento do câncer. Tomando-se certos cuidados, os efeitos que causam danos do sol podem ser atenuados.
Aprenda a seguir como proteger sua pele da radiação solar:
Use sempre um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) superior ou igual a 15, aplicando-o generosamente pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e sempre reaplicando-o após mergulhar ou transpiração de excesso. (saiba mais sobre filtros solares e (FPS).
Use barracas grossas e chapéus, que bloqueiem ao máximo a passagem do sol.
Mesmo assim use o filtro solar pois parte da radiação ultra-violeta reflete-se na areia atingindo a sua pele.
evite o sol no período entre 10:00 e 15:00 horas.
a grande maioria dos cânceres de pele localizam-se no rosto, proteja-a diariamente. Não esqueça de proteger as orelhas e os lábios, locais comumente afetados pela doença.
procure um dermatologista se existem manchas na sua pele que estão se modificando, formam “cascas” na superfície, sangram com facilmente, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo.
faça uma visita anual ao seu dermatologista para avaliação de sua pele e tratamento de eventuais lesões pré-cancerosas.
Estas recomendações são especialmente importantes para as pessoas de pele fototipos ll e l, as quais devem evitar qualquer tipo de exposição ao sol sem proteção.
Quando começar a proteção solar:
Comece o quanto antes. em Cerca de 75% da radiação solar recebida durante a vida ocorre nos primeiros 20 anos de idade. Os efeitos da radiação ultra-violeta só se manifestam com o passar do tempo. As lesões começam a aparecer na maioria das vezes ao redor dos 40 anos . Portanto, proteja as crianças e estimule os adolescentes a se protegerem.
Não tenha medo do diagnóstico. Ele salvan muitas vidas.
Procure seu dermatologista se você tem alguma lesão suspeita na sua pele. Não deixe de ir por medo de saber o nome da sua doença.
O câncer da pele pode e deve ser tratado e o diagnóstico precoce é muito importante para se obter a cura do câncer. Além disso, o tratamento das lesões pré-malignas, que podem dar origem ao câncer da pele, ajuda a preveni-lo.
Veja como são as lesões de câncer de pele:

As lesões provocadas pelo câncer de pele podem ser de tipos variados. Saiba como são eles e veja as fotos dos tipos mais frequentes de câncer de pele.

Mais informações:

Imagens Google